Quem somos nós?

A minha foto
Albufeira, Algarve, Portugal
RATATUIS São todos os cá de casa mais os que se quiserem juntar a nós neste nosso / vosso Blog "Culinaristico" mas não só...

segunda-feira, 21 de maio de 2012

O meu primeiro desafio

Este será o meu primeiro desafio aqui na blogoesfera. É para comemorar o 1º Aniversário do blog salpicos doces...
http://www.salpicosdoces.blogspot.com/

Pensei num bolinho que fiz no ano passado para o 8º aniversário do meu filho Dani. O bolo é de chocolate (a seu pedido) e foi feito a partir de uma receita de um pacotinho de açúcar desses que nos dão com o café.
É um bolo húmido com um sabor intenso a chocolate. Depois decorei-o de acordo com o tema da festa: PIRATAS ... e ficou assim




BOLO DE CHOCOLATE 
  
      INGREDIENTES

150g de Chocolate em barra
125g de Manteiga
6 Ovos XL
250g de Açúcar Amarelo
 100g de Farinha
1 colher de chá de Fermento



     PREPARAÇÃO
  1. Derreta o chocolate com a manteiga
  2. Bata as gemas com o açúcar amarelo até obter uma mistura cremosa
  3. Junte-lhe o chocolate e a manteiga derretidos (em banho Maria ou no microondas). Acrescente a farinha préviamente misturada com o fermento
  4. Mexa tudo muito bem e antes de pôr na forma junte as claras batidas em castelo, envolvendo-as sem bater.
  5. Deite numa forrada de papel vegetal, untada e enfarinhada e leve ao forno préviamente aquecido.

Temperatura do Forno: 160ºC (coze muito lentamente)
Plano de Forno: 2 prateleira a contar de baixo
Tempo de Cozedura:  Apróximadamente 50 minutos

Para a COBERTURA do bolo de chocolate;

Ferva 1dl de Natas com 1 colher de sopa de Açúcar e verta sobre 100g de Chocolate partido em pequenos pedaços. 
Deixe arrefecer um pouco, e barre o bolo depois de frio com este creme.





 







Além do bolo fizemos um mapa para a caça ao tesouro...















O Dani Ratatui vestido de pirata no carnaval




 ... e convites para a festa ...









 ... fizemos jogos e atividades no jardim...
 

                                                            E divertimo-nos bué ...






16 comentários:

  1. Ficou tão giro, as crianças devem ter delirado com o bolo e toda a festa ficou bem engraçado.
    Já agora tem um sorteio no meu blog.
    bj

    ResponderEliminar
  2. Para ser seguidora, no cimo da pagina do meu blog, barra lateral do lado direito dia la seguidores é só clicar em seguir.
    bj e obrigado

    ResponderEliminar
  3. Olá, um 1.º desafio que já esta vencido!
    Lindo o bolo, a pequenada adorou de certeza.
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Olá "Ratatuis" ! :-)

    Que lindo bolo, magnifica festinha, tudo como manda o figurino...
    Os piratinhas estavam lindos e com um "ar" de quem se estava a divertir a valer !
    Boa escolha, desafio superado com toda a certeza !

    Obrigada pela visitinha ao meu blog !

    Beijinhos

    www.blogdochocolate.com

    ResponderEliminar
  5. OlÁ !!!
    Bemmm que bolinho bonito!!! Os meus piratas la de casa adoraram :D
    Beijinhos, boa semana e Boa sorte ;)

    ResponderEliminar
  6. Olá!:)
    Isso é que foi uma festa, adorei o tema, os convites e claro, o bolão de chocolate!! Deve ter sido uma grande diversão, os miúdos estão com um ar felicíssimo! Um 1º desafio muito bem superado!!!
    Beijinhos e boa semana:)

    ResponderEliminar
  7. Respostas
    1. :D Olá a todas!
      Ainda bem que gostaram do bolinho. Eu também adorei a festinha, apesar do trabalhinho que deu...
      Muito obrigada pelos simpáticos e afectuosos comentários.
      Beijinhos a todas!

      Eliminar
  8. Olá Vizinha!!
    O Bolinho ficou super engraçado e com um ar muito apetitoso! A minha filha mais velha faz 6 aninhos agora dia 5 de Junho, então também ando a planear o que vou fazer... estou a pensar aventurar-me com a pasta americana... mas, ainda não sei!!
    Bjocas
    Cady

    ResponderEliminar
  9. Que bela festa!!! A animação marcou presença e de que maneira!!!
    Vim agradecer a visita ao meu blog e ficar a conhecer o teu! Gostei muito!! Já estou a seguir!!
    Até breve!

    ResponderEliminar
  10. Amiga, és um espectáculo ! Que lindo bolo !
    Vou ficar com a ideia para os anos do meu filhote !
    Beijinhossss

    ResponderEliminar
  11. Preciosa.
    Http://anyolcocina.blogspot.com.es/

    ResponderEliminar
  12. :) Muitos Parabéns!!!!
    Fico a aguardar o seu contacto por email para poder enviar o prémio!

    Beijinhos doces :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. MUITISSIMO OBRIGADA!
      Fico muito feliz por ser a vencedora deste desafio! Tenho a certeza que irá gostar do sabor do bolinho também para além do aspecto exterior.
      Muitos beijinhos de todos nós; Ratinhos Cozinheiros

      Eliminar
  13. Parabéns!!!
    O bolo é lindo e certamente que a cris adorou o interior :)

    Bjokas

    ResponderEliminar
  14. Olá muito bonito o bolo, gosto muito do seu blog, já sou sua seguidora,o seu filho tá tao giro na foto, já agora se quiser espreitar o meu blog, blogsugestoes.blogsopt.pt

    Bjs :)

    ResponderEliminar